WRL Rádio 1

As novidades da música portuguesa em 2019

Xutos & Pontapés, Salvador Sobral e Branko entre as surpresas que o primeiro semestre de 2019 reserva.

O ano que agora começa promete ser forte no que diz respeito a novas edições de músicos portugueses. Será dificil nesta altura prever, o que irá acontecer lá mais para a frente, mas para este primeiro semestre já estão prometidos discos que com certeza não irão passar despercebidos dos portugueses.

E a começar o ano, logo em janeiro, é esperado um dos grandes lançamentos da época, não estivessemos a falar da maior banda rock de sempre no nosso país: os Xutos & Pontapés. A banda regressa no ano em que assinala 40 anos de carreira com um disco que marca uma nova etapa da banda, o primeiro álbum depois da morte do guitarrista Zé Pedro. “Duro” tem edição prevista para o dia 18 de janeiro. Ainda assim inclui temas gravados por Zé Pedro, que morreu no final de 2017. O disco tem como single de apresentação, “Mar de Outono“.

O mês de fevereiro deverá trazer boas novidades ao panorama do hip hop com novas edições de Mishlawi, ProfJam e ainda pela edição do segundo trabalho do DJ e produtor Stereossauro, “Bairro da Ponte”

Com edição prevista logo para 1 de fevereiro, “Bairro da Ponte” (Stereossauro) foi criado a partir de “samples” de clássicos do cancioneiro nacional contando com muitas colaborações de artistas como Carlos do Carmo, Slow J, Camané, Capicua, Plutónio ou The Legendary Tigerman.

Março será também um mês bastante animado com a edição dos novos álbuns de Salvador Sobral e Branko, ambos ainda sem nome. No caso de Salvador Sobral, lança o primeiro álbum depois da conquista do Festival da Eurovisão em 2017. Antes, apenas havia editado “Excuse Me”, que passara despercebido para muitos. O novo disco deverá incluir “Mano a Mano” e “Cerca del Mar”.

First Breath After Coma e Capitão Fausto editam também novos álbuns. Ambas as bandas já com alguns anos de atividade mas que poderão ver o ano de 2019 como chave para o reconhecimento geral do público português.

Para 2019, mas sem data prevista de edição estão ainda álbuns de artistas e bandas como Mão Morta, Jorge Palma, Miguel Ângelo, que celebra 35 anos de carreira, S. Pedro, Calcutá, Ultraleve, Gala Drop, Manel Cruz, DJ Nigga Fox e DJ Firmeza, além da estreia de Bárbara Bandeira e da estreia a solo de Afonso Cabral (uma das vozes dos You Can’t Win Charlie Brown). A “rapper” Capicua, Minta & The Brook Trout e Noiserv também terão música nova no próximo ano.

Redes Sociais